Garantir a segurança, principalmente das crianças, é fundamental em qualquer condomínio. Neste caso, o síndico tem um grande desafio nas mãos tornar o local agradável e seguro, seguindo as normas vigentes do local.
As áreas comuns dedicadas a este público deve estar de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) e sempre passando por manutenções preventivas. Além disso, áreas como garagem e piscina devem ter crianças apenas sob a supervisão de um adulto.
São diversos detalhes que podem fazer do condomínio um lugar tranquilo para os pais e divertido para as crianças, de forma que todos os condôminos possam viver em paz. Para facilitar a prevenir acidentes, conheça agora algumas medidas que podem ser adotadas de forma simples e que trarão muitos benefícios ao seu condomínio.
Cuidado redobrado na piscina
Grande atrativo para as crianças, o local é considerado um dos mais perigosos quando elas estão sem supervisão de um adulto. De acordo com a ONG Criança Segura, o afogamento é a segunda maior causa de mortes no Brasil.
A recomendação é que haja grades ou portões em volta da piscina, além de pisos antiderrapantes que evitam quedas acidentais. Além disso, vale verificar a pressão do bombeamento de água e instalar grelhas protetoras que evitam que partes do corpo sejam sugadas.
Esse é o espaço do condomínio que geralmente a crianças mais ocupam, e por isso merece ações preventivas. Os pisos emborrachados amortecem impactos e evitam acidentes graves. Para acompanhar a decoração do espaço, há modelos coloridos e temáticos que valorizam o local.
As quinas também devem ser arredondadas e o mobiliário não pode ter parafusos sobressalentes ou rebarbas de metal. Os protetores de tomada também são bem-vindos. No banheiro, a recomendação é instalar travas no vaso sanitário.
Subida e descida sem acidentes
As escadas e elevadores (incluindo a área de máquinas e os centros de medição) do condomínio também merecem atenção. Uma recomendação do corpo de bombeiros é a instalação de faixas antiderrapantes nas escadas. No caso dos elevadores, é essencial que elas só entrem acompanhadas do responsável.
Outro local que precisa de cuidado é a garagem. Crianças menores se tornam um ponto cego para o motorista, podendo causar acidentes até mesmo fatais.
Outra recomendação é não deixar que crianças com até 10 anos circulem sozinhas pelo condomínio. Além disso, os apartamentos devem se atentar com sacadas e janelas, que devem ser protegidas com vidros ou telas. E em caso de algum material danificado pelos pequenos, é fundamental comunicar os pais o quanto antes.
Com essas simples atitudes, seu condomínio estará protegido e preservando a segurança das crianças. Mantenha o monitoramento e as manutenções preventivas e oriente os funcionários a orientar os pequenos sobre as formas corretas de se portar no condomínio.
A D&P está sempre em busca de inovação para tornar a gestão de condomínios mais simples e prática, com profissionais qualificados todas as atividades necessárias com qualidade e eficiência. Quer saber o que a D&P pode fazer por você? Solicite agora mesmo um contato!