Uma pesquisa realizada em 2009 pela Câmara de Inspeção Predial do Ibape com a ajuda do Corpo de Bombeiros, revelou que 66% dos incidentes ocorridos em prédios com mais de 30 anos de construção e uso, se deram por deficiências e falhas de operação e manutenção, ou seja, falha na inspeção predial.
A inspeção predial é indispensável no auxílio da manutenção e na gestão de condomínios. É através dela que os síndicos e/ou demais responsáveis podem garantir segurança e estabilidade para os moradores.
Vale lembrar que ela deve ser realizada por profissionais capacitados para exercer tais funções: engenheiros, arquitetos, técnicos em eletricidade, manutenção de esgoto, entre outros.
Para garantir uma inspeção efetiva e principalmente preventiva, alguns aspectos como desempenho, durabilidade, tempo de aquisição, conservação e funcionalidade sejam avaliados.
Através de um laudo técnico, é preciso comprovar que os equipamentos instalados no condomínio – desde extintores, playground, para-raios, até elevadores – estejam adequados e em perfeitas condições de uso, de modo que a segurança e bem-estar dos moradores não sejam colocados em risco.
É importante ressaltar que a inspeção predial não é uma simples tarefa, mas uma lei, que embora varie de estado para estado, é uma legislação que deve ser cumprida. E os condomínios que não realizarem essa vistoria – e mais do que isso, comprovarem através do Laudo de Inspeção Predial* – podem ficar sujeitos à multas ou até mesmo processos judiciais.
Por isso é importante contratar uma empresa especializada no assunto – jamais tentar realizar por conta própria – e lembrar que essa verificação deve ser realizada em média a cada três anos.
O Laudo de Inspeção Predial é um documento que comprova a regularidade da estrutura e conservação da estrutura do prédio.
Caso algum elemento demande algum reparo técnico, é fundamental que o prazo para a manutenção seja realizada.
Então, recapitulando:
Sim. É necessário por lei, garantir que o condomínio cumpra com os requisitos básicos de estrutura e segurança.
Evite dores de cabeça e incidentes! Se você é síndico, morador ou administrador de um prédio, procure ficar atento às suas condições, confira se a sua inspeção predial atende os requisitos básicos de segurança e se ela está em dia.